segunda-feira, 28 de julho de 2014

Sobre o blog

Este blog é fruto de conversas em mesas de bar, discussões em grupos de email e questionamentos curiosos no facebook. O encontro do mundo islâmico com o Ocidente não é apenas uma experiência do passado, dos tempos dos cruzados e da Reconquista. Hoje os muçulmanos não são mais os “outros”, mas parte integrante da sociedade onde vivemos. Dentro deste contexto, é natural que haja dúvidas, seja em relação à história do islamismo, como também ao entendimento dos complexos desdobramentos dos conflitos no Oriente Médio.

Infelizmente, os nossos meios de comunicação são terrivelmente panfletários nessa abordagem: ou islamofóbicos ou islamolátricos. As duas posições são terrivelmente simplistas. A primeira já pressupõe uma feroz oposição a tudo aquilo que de bom e de verdadeiro possa existir no islamismo. A segunda postura, quase sempre marcada por fortes influências ideológicas, politiza a discussão e transforma a fé islâmica em bandeira revolucionária. O que aqui proponho, sem grandes pretensões, é um aprofundamento sincero naquilo que é, de fato, o islamismo. Obviamente me permito emitir opiniões e fazer as minhas análises, contudo, convido o leitor a também tirar suas próprias conclusões.

O estudo do islamismo, que era um hobby, tornou-se em vocação. Dedico grande parte do meu tempo à leitura de obras relacionadas ao mundo muçulmano: história, teologia, filosofia, política. Aqui faço uma especial menção aos autores que marcam essa minha caminhada: Louis Massignon, Seyyed Hossein Nasr, Georges Anawati, Henry Corbin, Charles de Foucauld, Theodor Nöldeke,  John Wansbrough, Allamah Tabatabai,  Ignáz Goldziher, Maurice Borrmans, H. A. R. Gibb, Antoine Moussali, Louis Gardet, J. Spencer Trimingham, Miguel Cruz Hernández, William Montgomery Watt etc. Contudo, mais do que uma análise positivista da Civilização Islâmica, é fundamental entender a sua cosmovisão. Só assim é possível compreender de modo genuíno a lógica e os fundamentos que permeiam a sua mentalidade.

Assim surge o “Islamidades”! Um blog dedicado ao entendimento do islamismo e suas atualidades.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog já tá nos meus favoritos.
ABS Ale Charif

Anônimo disse...

O blogue é fantástico.
Não consigo parar de ler até zerar todos os tópicos.
Parabéns.
Abraços e continue com esse trabalho magnífico.
Eduardo Fauzi

Postar um comentário